A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde de Araputanga (a 345km de Cuiabá), divulgou na manhã desta segunda-feira (8), boletim de casos atualizados do novo coronavírus (Covid-19), subindo para 12 o número de pessoas contaminadas com o vírus no município.
Conforme as informações do boletim, dos 12 casos confirmados, 09 estão em isolamento domiciliar e 03 pacientes foram recuperados. A Secretaria Municipal de Saúde investiga ainda 16 casos que aguardam exame RT-PCR (Swab).
Lei também:
Presidente ignora crise e cria gastos para Câmara Municipal de Araputanga
Efeito Coronavírus
A Câmara Municipal de Araputanga, através de portaria divulgada na edição do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso (AMM), estabeleceu a suspensão do expediente administrativo, como medida preventiva à propagação do novo vírus, durante o período de 01 a 14 de junho o atendimento ao público estará suspenso e os servidores deverão realizar suas atividades em regime de “home office”.
O Fundo Municipal de Previdência Social de Araputanga (Previara), implementou, temporariamente, o atendimento ao público pelo sistema “home office” enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
Aulas
As aulas presenciais no município estão suspensas por tempo indeterminado, as atividades escolares presenciais na rede pública e privada, em todas as suas etapas, deve retornar juntamente da rede estadual de ensino. A medida foi decretada no final do mês de maio (29).
Recomendações
Conforme o Decreto Municipal de número 29/2020, para atender a atual situação de emergência, além das medidas estabelecidas nos decretos estadual, serão adotadas medidas restritivas aos estabelecimentos comerciais e aos munícipes, independentemente do número de casos confirmados de Covid-19.
Os cidadãos e os estabelecimentos públicos e privados ficam orientados a adotar as seguintes medidas de prevenção e combate à infecção por coronavírus:
I - Evitar circulação de pessoas pertencentes ao Grupo de Risco, conforme definição do Ministério da Saúde;
II - Disponibilizar locais adequados para lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou disponibilização de álcool na concentração de 70%;
III - Ampliar a frequência diária de limpeza e desinfecção de locais frequentemente tocados, tais como pisos, corrimãos, maçanetas, banheiros, interruptores, janelas, telefones, teclados de computador, controles remotos, máquinas acionadas por toque manual, elevadores e outros;
IV - Evitar a realização presencial de reuniões de trabalho e priorizar a realização de atividades de forma remota mediante o uso de ferramentas tecnológicas;
V - Controlar o acesso de pessoas em estabelecimentos públicos e privados de modo a garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas;
VI - Vedar o acesso a estabelecimentos públicos e privados de funcionários, consumidores e usuários que não estejam utilizando máscara de proteção facial, ainda que artesanal;
VII - Manter os ambientes arejados por ventilação natural;
VIII - Observar as determinações das autoridades sanitárias para a contenção de riscos, especialmente quando a atividade exigir atendimento presencial da população, com a orientação aos funcionários sobre o modo correto de relacionamento com o público no período de emergência em saúde pública.
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.