ARAPUTANGA

Rejeitado parecer Oswaldo Alvarez é afastado do cargo em processo de cassação de mandato


Por Ferreira Júnior

img

Ulisses Martins

Em Sessão Legislativa realizada na noite de ontem (29/10), os vereadores de Araputanga rejeitaram parecer contra a cassação de mandato do vereador Oswaldo Alvarez de Campos Júnior (PSB) emitido pelo relator da Comissão de Investigação e Processante vereador Gilmar Ferreira Soares (PDT).

Oswaldo Alvarez foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por prática de improbidade administrativa, no mês de abril. A promotora de justiça da Comarca de Araputanga nomeou engenhos fraudulentos cometidos pelo então Presidente da Câmara Municipal, em atuação considerada desonesta, imoral e desleal.

O relator não soube explicar pontos de seu parecer favorável ao vereador Oswaldo Alvarez. “Eu entendi dessa forma, fiz um relatório dessa forma e ninguém é obrigado a acompanhar o meu relatório”, afirmou Gilmar Ferreira (Diléca).

Já o presidente da Comissão de Investigação e Processante Ilídio da Silva Neto (PSDB) apresentou voto contrário ao parecer e favorável a cassação do mandato de Oswaldo Alvarez. “Meu voto é de cassação porque não achei fidelidade em vocês e nem qualidade. Chega de maracutaia”, disse.

Nove dos onze vereadores votaram, uma vez que o presidente da Câmara Municipal só vota em caso de empate e o vereador representado Oswaldo Alvarez estava impedido de votar. Dentre os quais,  08 vereadores votaram pela cassação do mandato. 

Conforme o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, Luiz Gonçalves de Seixas Filho (PSB), o processo completo será encaminhado para a Comissão para emissão de parecer conclusivo. “Será emitido o parecer para uma resolução para decretação da perda do cargo que será votado na próxima sessão do dia 12, onde será exigido o quórum qualificado de dois terços, que será de oito votos para ser decretada a perda definitiva do mandato do vereador Oswaldo Alvarez”, informou o vereador Seixas. De acordo com ele, pelo o regimento interno, o vereador Oswaldo Alvares está afastado do cargo.

O suplente de vereador Sebastião Barbosa (PSB) assumirá o cargo e terá direito a voto na Sessão do próximo dia 12/11, quando o mandato do vereador Oswaldo Alvarez será definitivamente cassado ou não.

O vereador Oswaldo Alvares declarou estar tranquilo diante da situação ao afirmar que não praticou ilegalidade e sim, talvez, segundo ele, houve mera irregularidade. “Eu costumo dizer que a gente não pode sofrer por antecedência. Vamos aguardar o posicionamento da Câmara, nós vamos ter a oportunidade de manifestar novamente e dependendo da decisão nós veremos se nós vamos socorrer do Judiciário, para ver resguardados possíveis direitos violados ou não”, afirmou.


CORRIDA ELEITORAL

Cassação, prisão e polêmica no arroz: Neri Geller recebe R$ 500 mil do “Fundão” para disputar eleição à federal em MT

Geller tenta retornar à Câmara Federal em meio a uma trajetória marcada por polêmicas, incluindo a Operação Capitu, desdobramento da Lava Jato, e sua exoneração do governo Lula após o escândalo do leilão para a compra de 263 mil toneladas de arroz.


JOGO POLÍTICO

Irajá tenta “descolar” imagem de petista, mas mantém ações do governo Lula como estratégia de campanha à Câmara Federal

Veículos e recursos destinados pelo Governo Federal se tornam peças centrais da estratégia do candidato na tentativa de conquistar votos na região Oeste de Mato Grosso.


TALENTO DA REGIÃO

Jovem de São José dos Quatro Marcos assina contrato com o Palmeiras

Atleta iniciou a trajetória na Escolinha Furacão e agora chega ao Palmeiras após se destacar como artilheiro.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.